A vida por fora das "Quatro Rodas"

Postado por Eduardo Costa | 15:11 | 0 comentários »

Sexta-feira, 16 de Maio de 2008, faltando quinze minutos para meia noite. Maria Firmina (nome fictício) acaba de deixar seu ultimo passageiro, e segue para casa. Já começa a pensar no que pretende fazer nos dois dias seguintes. Sua dura rotina, que começa na segunda-feira, chegou ao fim hoje.

Maria conta que normalmente prefere descansar no sábado, para acordar bem no domingo de manhã e fazer uma boa caminhada, junto com sua filha de 11 anos de idade. Na parte da tarde, sem muitas opções, vai para algum shopping de Campinas.

Conta também que nem sempre sua rota é a Puc-Campinas, pois também freta sua Van para viagens pelo país, serviço que nem sempre aceita. Há alguns dias, por exemplo, mais precisamente no dia da final do Campeonato Carioca, recebeu uma proposta para ir até o Maracanã levando 12 torcedores para assistir a final ente Flamengo x Botafogo. Proposta recusada. Mas, para não perder o cliente, resolveu emprestar sua Van, e um dos torcedores pode ir dirigindo. Assim Maria pode ter um final de semana completo ao lado de sua filha.

“De vez em quando é bom esquecer de tudo, pois a rotina de trabalho não cansa apenas meu físico, mas também meu psicológico. No final de semana quero liberdade. Nem sempre consigo, pois muitas vezes também corro atrás de fazer manutenção para Van.”

Perguntei se normalmente ela se reúne com amigos (as) de profissão para bater um papo, ou algo parecido:

Olha, é difícil, pois não moramos próximos. Tem muita gente que é de Campinas, entre outras cidades, e eu sou de Sumaré. Só conseguimos nos reunir mesmo na Puc.”

Esse foi um pequeno resumo do que Maria Firmina, motorista de uma das Vans da Puc-Campinas, faz frequentemente nos finais de semana.

0 comentários